quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo Novamente!

Fui cedo para cama a noite passada, véspera do ano novo, e quando acordei na manhã do dia seguinte já era 2014. Foi mais um ano que se foi e outro que começa logo no início do verão, quente como se tivesse recém saído do forno. Ano novo é como toda novidade, cria aquela expectativa quase mágica pelo que representa, é um divisor de águas visível apenas nos números do calendário, é uma esperança de renovação, embora tudo continue igual como na noite anterior, exceto pelos vestígios da festa deixados espalhados pela sala da casa à espera da arrumação.
         Mas para fazer a coisa valer de verdade, cabe a nós mesmos tornar deste novo ano que começa um ano diferente de seu antecessor, pois isto não se fará milagrosamente por obra e graça do Espirito Santo. Um ano novo nos dá a oportunidade de tentarmos novamente, pois o ano novo existe para isto, para que tentemos mais uma vez realizar sonhos e desejos que ainda não concretizamos ou começarmos a trabalhar em novos planos e objetivos. O importante é que continuemos sempre esta busca do nosso aprimoramento pessoal.
         É claro que algumas conquistas foram atingidas. Alguém finalmente conseguiu parar de fumar ou emagreceu aqueles quilos excedentes para poder voltar a caber em velhas calças. Alguém conheceu e conquistou o amor de sua vida ou finalmente livrou-se daquele cujo amor já tinha virado pó. Teve outro que conseguiu aquela promoção no trabalho ou que, na falta de reconhecimento, conseguiu outro emprego melhor, pois há males que vem para o bem.
         Quem foi mais altruísta e pediu paz no mundo, fim da fome, da pobreza e da peste, estes terão de aguardar mais um pouco, pois tais desejos não se concretizam em apenas um ano, sua realização se dá de forma silenciosa, numa medida de tempo que extrapola as folhas do calendário. Enquanto isto não acontece, cada um faz a sua parte, acabe com a sua fome seja ela qual for e de alguém próximo a você. Seja gentil com as pessoas que encontrar pelo caminho, pois, como diz a sabedoria popular, gentiliza gera gentileza e este já é o começo do processo de paz. O mundo só muda se as pessoas mudarem antes, esta lei é tão certa e imutável quanto o prazo final de entrega do imposto de renda.
         No fim do ano passado, parece até que foi ontem (risos), eu fiz como faço diariamente. Fui para a cama cedo, desejando que o dia seguinte fosse melhor que o anterior. Quando acordei, já era outro ano! Tomei o meu café da manhã como de costume e depois comecei a trabalhar. Prometi a mim mesmo ser um pouco mais otimista, apesar das peças que as vezes a vida me prega. Ao sair na rua, sorri para as pessoas que fui encontrando pelo caminho e desejei-lhes um bom dia e feliz ano novo. Dei minha vez na fila do taxi para um apressado chegar na hora ao compromisso, disse uma palavra gentil a alguém que parecia estar tendo um dia ruim. Para mim, é assim que o ano novo começa a ser diferente do anterior (e nem deveria ser tão diferente assim). Parabenizo o feliz leitor por mais um ano novo!

Rio Vermelho, 1º. de janeiro de 2014.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito!
Feliz 2014 pra vc e sua família!
Abs sinceros,
Ecinho

Anônimo disse...

Gosto muito de tudo que escreve mas vc se superou. Gosto do seu estilo.
Vc coloca no papel o que eu, que não sei escrever, gostaria de dizer..
Feliz 2014 !
Mona

Anônimo disse...

Obrigada, o melhor para vcs também, muita saúde, paz, amor, sucesso.
Peço a permissão para estreitarmos nossos laços em 2014 nesta
parceria, com muito carinho respeito e gratidão. Obrigada.
Abraços e fiquem com Deus
Diana Lima

Sarnelli disse...

Cristiano, os meus aplausos. Abriu bem o ano e disse tudo que eu gostaria de dizer mas não soube ou não consegui, mesmo porque me falta o dom da simplicidade com que você faz fluir os seus pensamentos. Feliz Ano Novo, amigo. Quero ver até onde vai continuar se superando !

Anônimo disse...

Feliz ano novo Cristiano!!!!!! E que seja gentil o novo ano, assim como a palavra que você dedica às pessoas .... beijo Marcella

Anônimo disse...

Muito bom!! Simples, objetivo e verdadeiro!
Feliz 2014 para você!
Abraços, Ester

Anônimo disse...

Feliz 2014 Cristiano. Adorei a leitura!
Abraço,
Karina

Anônimo disse...

Cris
Pura verdade muito muito lindo,bem especial acredito piamente no que escreveu.
Gentileza saiu gentiliza...da um jeitinho os que ainda vai enviar.
FELIZ ANO 2014
Sandra Gordilho

Anônimo disse...

Muito linda mensagem!
Beijos
Jackie

Anônimo disse...

Cristiano, para não ser igual ao ano passado, primeiro em Itaparica não abro
e-mail, segundo não utilizo computador neste ambiente, experimentando o
de minha filha li a sua cronica e como sempre gostei.
Desejo 2014 completamente novo e com muita saúde.
Um abraço, Paulo Tude.