terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Comida de pobre em navio chique

Bartolo Sarneli (pronuncia-se bártolo) trabalhou na companhia de navegação marítima do pai, em Santos. Em suas frequentes viagens a Salvador, para visitar a família e amigos, como era de se supor, ele vinha de navio. Bartolo tinha então apenas dezoito anos; considerado um menor de idade, naquela época. Entretanto, ele carregava sempre no bolso um documento que mostrava com satisfação, e um pingo de atrevimento, próprio dos mais jovens, quando lhe barravam o caminho por causa de sua idade: era uma carta de emancipação, esta lhe conferia os mesmos direitos que um cidadão adulto. Não sei se hoje em dia ainda se usa isso, mas o fato é que Bartolo é a única pessoa que conheço que um dia foi emancipado.

Mas como eu dizia, ele viajava bastante de navio e, como era o filho do homem, recebia tratamento de primeira classe, tendo, inclusive, o privilégio de sentar-se à mesa do comandante durante as refeições e pedir ao chef da cozinha o prato que ele bem quisesse. Olha, naqueles transatlânticos se podia comer os pratos mais requintados e as bebidas mais finas, na primeira classe. Repito, Bartolo podia pedir o que quisesse, sem precisar pagar um único centavo por isto!
Certa vez, num luxuoso transatlântico a caminho de Salvador, o chef lhe perguntou à mesa o que ele gostaria de jantar naquela noite, e Bartolo lhe respondeu à queima roupa: Um espaguete ao alho e óleo!

Eu contei a vocês que Bartolo é um legítimo genovês, assim como o foi Cristóvão Colombo? Que ele sabe fazer qualquer tipo de massa e conhece segredos culinários italianos que não existem em nenhum livro? E como todo italiano que se preza, ele é um turrão? E que os seus cabelos, hoje em dia, são brancos como algodão, e que se pusessem uma longa barba nele e uma túnica vermelha e ele saísse por aí voando num trenó puxado por nove renas, seria facilmente confundido com o Papai Noel? E, para quem não sabia, tenho o prazer de informar que seu avô, Pasquale De Chirico, foi um proeminente escultor, responsável por um amplo conjunto de monumentos escultóricos em Salvador, sendo o monumento ao poeta Castro Alves, na Praça Castro Alves, e o Cristo, do Morro do Cristo, na Barra, apenas algumas de suas criações? Mas onde eu contava que ao ouvir o simplório pedido de Bartolo, o chefe francês – o quê? Não tinha dito que ele era francês? – fez uma careta de desprezo e disse assim para o emancipado: Mas seu Bartolo, espaguete ao alho e óleo é comida de pobre. Lembram que eu falei que Bartolo (pronuncia-se bártolo) e era um turrão? Pois é, não houve argumento, e o chef teve de ir fazer o espaguete ao alho e óleo do rapaz.

Quando o garçom trouxe finalmente o seu trivial espaguete ao alho e óleo, o seu característico aroma de alho torrado inundou o ambiente do restaurante de primeira classe do transatlântico, aguçando a curiosidade e as papilas gustativas dos outros passageiros que serviam-se ali de refinados pratos da culinária internacional. Quem conhece o poder do aroma do alho fritando no azeite, sabe muito bem do que estou falando. O que você tem aí, Sarneli?, perguntou um dos comensais que não se conteve de curiosidade. Outros quiseram saber também, mas não vou citar todos eles. Pois então, para finalizar esta história, no jantar da noite seguinte, o espaguete ao alho e óleo foi o prato mais pedido!

Feliz Natal a todos os meus leitores! (o quê? Eu não contei que sabia ler e escrever?)


Rio Vermelho, 25 de dezembro de 2018


Nota: Incentive o trabalho do escritor, deixando um comentário. Obrigado!



7 comentários:

Sarnelli disse...

hahahahahahahahah eu ia lá imaginar que de um conversa corriqueira ,você iria tirar esse assunto do meu spaghetti aglio e olio ? Mas foi isso mesmo que aconteceu. Você só mudou a nacionalidade do Chef que era italiano mesmo. Comida de pobre , em transatlântico de luxo...essa foi boa , mas foi isso mesmo !Imagine o ambiente de uma sala de jantar cheirando a aglio e olio frito !...Irresistível. !

Anônimo disse...

Bela estória.
Helder Pires

Anônimo disse...

rsss. Muito bom.

Feliz Natal.

abs

Edmon Ganem

Anônimo disse...

Você é ótimo, adoro seus contos.
Um 2019 cheio de saúde, paz e $$$, num é!
Ahhh, eu fui emancipado aos 14 porém sem privilégios.
Grande Abraço!!!
Alexandre Lopes

Anônimo disse...

Linda cronica! Pena que o Bartolo, mesmo que emancipado precocemente, gente finíssima, coração de ouro, passos alegres e sorrisos gratuitos, ainda não tenha deixado de ser um pouco fascista....... como muitos italianos tendencialmente são! Isso me doe, mas sempre é alegria encontrar esse homem cheio de historia e paixão pela vida , pelo mar e pela pesquisa, no meu caminho do grande e terno Rio Vermelho!

M.

Anônimo disse...

Ótima crônica, Cristiano, divertida e bem escrita!
Feliz Ano Novo!
Janaina Amado

Cristiano Teixeira disse...

Ma simplicidade, o valor . Abraço Pita