domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cadê o Romantismo?

As redes sociais buscam sempre se renovar inventando novas modas que vão revolucionando os costumes conforme a boa aceitação da freguesia, e não poderia ser o contrário, pois, terminariam matando de tédio os seus milhões de já entediados usuários. A bola da vez é um programinha que encoraja seus usuários a escolher, dentre os amigos de sua lista de contatos, aqueles com quem gostaria de fazer sexo. Muito criativo, não? Se, por uma coincidência, um dos amigos escolhidos pelo usuário também o tiver incluído em sua própria lista... Bingo! Habemus Transa! “Chega de papo furado e vamos ao que interessa”, diz o slogan do dito programa. Tudo isto, no mais perfeito sigilo e discrição.

         Como ferramenta para quem busca sexo unicamente pelo sexo, ela é bem mais prática que ir de carro até o centro pegar uma prostituta, – ou prostituto – além do que, o serviço é oferecido inteiramente grátis. Precisamos admitir que já chegamos ao final dos tempos, e que há uma banalização de tudo, desde a violência física até aquela que deveria ser a mais pura manifestação de romance entre dois seres humanos. Os parceiros de sexo foram coisificados, estão substituindo o encontro olho no olho pelo desejo através da tela do computador, basta “postar” uma boa foto.

         Onde foram parar as trocas de olhares cobiçosos, disfarçados em desinteresse, as palavras gentis e elogiosas para conquistar a simpatia da pessoa que é o objeto do desejo, a paquera, a descoberta maravilhosa do outro? Este tal programa de computador ignora que a importância da corte não reside apenas em conquistar a pessoa de nosso interesse, mas de saber praticar relações pessoais de forma civilizada e dentro dos princípios de uma ética, do contrário, estaremos banalizando muito algo que tem sido a maior expressão de romantismo do homem de todos os tempos, nos igualando aos quadrupedes.

Qual jovem habitante do mundo cibernauta saberá o prazer da experiência de ser cortejada e seduzida e de ouvir uma romântica declaração de amor como a que fiz, certa vez, a uma linda mulher e jamais fui respondido? Sim, porque este jogo real do amor nos ensina, também, a lidar com as frustrações da vida cotidiana, pois nem tudo na vida é obtido de maneira tão fácil e descartável como fazer sexo com pessoas escolhidas de uma lista de um programa de computador. Vivemos numa época em que só o que vale é ter sucesso na vida e esquecemos que aprendemos muito mais com as nossas falhas.

O sucesso estrondoso deste programa vem apenas confirmar a fragilidade a que chegou as relações amorosas e que estas se tornaram efêmeras e descartáveis. O romantismo está sumindo e adquirindo feições de uma peça empoeirada de museu que muitos jovens já desconhecem a importância em suas vidas. Em vez do ser humano agregar valores superiores com os avanços da modernidade, ele se desvaloriza cada vez mais.

Rio Vermelho, 24 de fevereiro de 2013.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Cris!
Mais uma dose de romantismo, é claro que eu tô a fim...

Abraço amigo,
Lívia

Anônimo disse...

Oi Cristiano,
É uma delícia ler as suas histórias...pena que a realidade, as vezes, é tão absurda. Como essa abaixo...
Abraço forte,
Verônica Cabús

Anônimo disse...

Oh, amigo, mais uma leitura doce, antiga , puríssima.... você existe de verdade?
Abraço então o que existe em você.
Marcella

Anônimo disse...

Cristiano, mais uma vez você descreveu, tão bem, a desfiguração das virtudes do ser humano.
A maior prova é o BBB da rede Globo.
Romantismo? O negocio é fuder.
Um grande abraço, Paulo

Unknown disse...

Cristiano, querido, só consertando um "equívoco", quando você diz que este tal programa nos equipara aos quadrúpedes: os quadrúpedes se atraem por sensações físicas como odores, intensificadas por ações hormonais. Até isso nos é retirado quando "escolhemos" parceiro por um programa de computador!

Um beijo,
Berna

Sarnelli disse...

O Cristiano existe sim. Quem duvidar, que acompanhe o seu blog porque, certamente, virão mais artigos pela frente... e eu o conheço ! Cris , eu tenho uma filosofia: quando não sei o que dizer para não cair " no lugar comum ", simplesmente não digo nada , porque não gosto de repetir palavras já desgastadas . Parabéns e um abraço. Espero o próximo!
Se tudo der bem, estarei de volta nesta próxima quinta !

Anônimo disse...

"Cris!!! Muitooo bom!!!! adorei de verdade!!!!!!!!!!!!!!"
Tatiana Mano

Anônimo disse...

Como sempre, ótimo texto.
E quando sai o seu livro?
abaços,
Yumara