domingo, 4 de janeiro de 2009

O rei da praia.



Vou à praia raramente, apesar de morar em frente a uma a vida inteira. Mesmo assim, gosto de ver o mar, isto faz me sentir bem. Quando estou em cidades sem praia, fico desorientado. É como se minha bússola biológica, se é que ela existe, enguiçasse. O mar é para mim como uma imensa saída de emergência me chamando, porque ele é justamente o oposto deste lado de cá, urbano e caótico, no qual vivemos. Apenas contemplá-lo de vez enquanto, já está de bom tamanho para mim.
Certo domingo, o dia começou com um lindo sol de verão atentando-me para pegar uma praia. E por que não? Fazia tempos que eu não ia. Contudo, não gosto de ir a praias longes por causa do congestionamento. Elas são uma aporrinhação na ida e, certamente, um tormento na volta. Isto desvirtua minha idéia de lazer, que é a de que não haja nenhum estresse no processo. Chateações e aborrecimentos estão fora de questão, e não deveriam fazer parte de uma linda manhã de domingo como aquela.
Freqüentei algumas poucas vezes o Buracão, aqui perto de casa. Não gostei muito porque não sei nadar. A maré de lá puxa forte e quando as ondas quebram na praia com violência, dão um caldo em pessoas sem manha como eu. Acredite, já tomei caldos de beber água com areia e ser retorcido feito uma toalha encharcada! Certa vez, paguei um mico tomando um caldo daqueles, e terminei socorrido por uns pirralhos que brincavam ao meu lado pulando as ondas numa boa. Resolvi, então, procurar outra praia. Foi então que descobri a do Farol da Barra, onde as ondas são mais civilizadas e um completo analfabeto aquático como eu nunca passa vexame em frente de crianças.
Foi exatamente para onde fui naquela bela manhã de domingo. Caminhei pelo calçadão admirando a magnífica paisagem de biquínis deitados lá embaixo, até chegar à escada que leva à areia. É uma escada de alvenaria carcomida pelo tempo, e que à noite serve de mictório e trepadouro público aos freqüentadores do Farol. E é só isto que tira a poesia do momento. É provável que ela nunca tenha sido concertada porque talvez o Estado a considere algum tipo de ruína histórica que deva ser preservada como mais uma atração turística da cidade. Logo à minha frente, um desajeitado e solitário velhinho da cabeça toda branca tentava chegar até a areia descendo os degraus cuidadosamente. Ia se apoiando na parede lateral para não cair. Suas pernas já não eram tão firmes e por isso ele caminhava devagar, corpo curvado, escolhendo o melhor lugar para pisar naquela ruína. Debaixo do braço, carregava uma grande sacola de pano. Até eu, que tinha a metade de sua idade, precisei tomar cuidado para não rolar escada abaixo. Tenho carinho pelos velhinhos e por isso não vi problema algum em acompanhar o seu ritmo logo atrás. Fiquei atento para segura-lo pela gola da camisa a qualquer momento, caso desmoronasse. A descida levou uma eternidade mas finalmente pisamos com segurança na areia quente.
Ao pé da escada, um senhor sorridente desdentado com ares de um eunuco alugava cadeiras e guarda-sóis.
- Vai uma cadeira ai, patrão?
- Quero uma. Mas a coloque ao lado de uma mulher bem bonita e desacompanhada, viu? - brinquei.
Fui parar ao lado de uma bela morena, infelizmente com a mãe a tira-colo. A moça tinha os cabelos compridos soltos e um corpo escultural. Seios formidáveis. A mãe, ao contrário, era um prognóstico de como a filha estaria em 20 anos, gorda e cheia de celulite. Ambas foram simpáticas e receptivas à minha invasão. Sou geralmente tido como um cara agradável, aos olhos de outras pessoas igualmente agradáveis. Por outro lado, os antipáticos me acham um chato e inconveniente. Considero-me no meio termo, apenas tolerável. Conversamos sobre o que se espera em tais situações, quando estranhos tentam estabelecer alguma forma de convivência sociável. A mãe chamava-se Arlinda. A filha era Ana. Falamos, portanto, sobre o tempo e do como a praia do Farol é uma das melhores da cidade. Perdi de vista o velhinho da escada, mas não esqueci dele.
Ana era aspirante a advogada e estagiava numa ONG que prestava serviços legais de graça aos pobres. Muito bonito. Conversamos sobre as injustiças do Brasil, assunto era o que não faltava! Ganhei logo a simpatia da moça. De vez em quando eu esticava o pescoço para tentar saber como ia o velhinho. Onde já se viu deixar um senhor tão frágil ir à praia sozinho. Ele sumira na multidão de banhistas e guarda-sóis. O vendedor da água de coco passou. Comprei três, uma para mim e as outras para as meninas. Minha conversa com a filha ia bem melhor do que eu esperava. A mãe ficava ouvindo tudo desconfiada e parecia que não comia nada do que eu falava. A moça era um encanto. Mostrava-se à vontade comigo. O vendedor de toalhas passou. Comprei uma bonita canga para sentar na areia, da próxima vez. Meu gosto foi elogiado por mãe e filha. Mais um ponto para mim. Falamos sobre como se pode ganhar dinheiro trabalhando na praia. Logo em seguida, passou o rapaz do queijo qualho derretido com orégano, manda três! Falei para Ana de um lugar novo que inaugurara no Rio Vermelho e que estava na moda. Já ouvira falar e queria muito ir. Insinuei um convite. O convite propriamente dito, faria quando a mãe estivesse longe. Isso mesmo, sou um cara ardiloso! Lá veio o rapaz do espeto de camarão, quero três. O passeio já estava me saindo três vezes mais caro! Pelo visto, mãe e filha não tinham hábito de recusar nada. Um rapaz surgiu com um balde cheio de água e molhou nossos pés. Dei cinqüenta centavos. Ana foi dar um mergulho e foi aí que vacilei. Não fui. Preferi puxar o saco da mãe, não sei porque. Logo em seguida, chegou alegre uma outra filha que juntou-se a nós. Era tão bonita quanto a irmã, mais jovem. Ana exalava um certo ar libidinoso, já a irmã, não me inspirava em nada. Sentou-se ao meu lado, na cadeira de Ana. Também era conversadora. Então conversamos. Diferente da irmã, ela não era tão interessante mas falava pelos cotovelos. Não faço idéia sobre o que conversamos. Fiquei imaginando se ela devolveria a cadeira à irmã quando ela voltasse. Eu deveria ter ido junto com Ana.
Ana voltou. Estava mais bela ainda de cabelos molhados. Ao ver a irmã mais nova sentada ao meu lado conversando animada, percebi que algo de ruim mudara em sua expressão. Emudecera. Entrou água em meu barco pressenti. Ana não quis sentar e nem pediu sua cadeira de volta. Simplesmente ficou de pé mal humorada. Não entendi nada e nem era para entender. Aproximou-se da irmã recém chegada e pegou ao seu lado uma bolsa de palha da qual tirou um celular, aquele aparelhinho moderno para o qual algumas pessoas transferem todas as suas frustrações. Começou a ligar para pessoas. Havia um clima hostil velado entre as duas irmãs. Senti a tensão. Estava na cara que Ana não gostou de ver sua irmãzinha conversando comigo ou talvez ela não quisesse vê-la de jeito algum! Realmente eu deveria ter ido com Ana tomar aquele mergulho. O excesso da oferta me deixaria de mãos vazias, conclui. A menina do acarajé passou. Resolvi que não queria mais nada, temendo que a matemática fosse agora uma multiplicação por quatro. O alugador de cadeiras veio solicito trazer uma para Ana que se sentou ao lado da mãe e longe de mim. Ela continuava no celular de cara enfezada. A irmã desinteressou-se de nossa conversa e eu também. Ninguém falou mais nada. Agora eu é que iria dar um mergulho, precisava esfriar minha cabeça.
Ao pisar na água deliciosamente fria, tive uma visão surpreendentemente agradável. O velhinho, isto mesmo, aquele velhinho dos passos trêmulos da escada, flutuava lépido e fagueiro ao sabor das suaves ondas, com a ajuda de um salva-vidas amarrado ao pescoço. Sua expressão era a de pura felicidade e vitória. A julgar pela situação a qual eu me colocara, ele era me smo o grande vencedor do dia. O rei da praia. Não muito distante, em sua retaguarda, uma mulher jovem o observava feito um anjo da guarda.



Rio Vermelho, 16 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: